venerdì 24 giugno 2016

Conheça Nórcia, cidade de S. Benedito e da norcineria

     Existem algumas cidadezinhas na Itália que fogem das listas de referências turísticas. São aquelas que não aparecem nos panfletos de agências de viagem e nem de longe são destino certo para os turistas que vêm visitar o país. No entanto, estas cidades guardam grandes surpresas para quem decide fugir do senso comum e visitar lugares particulares e inusitados.
     Assim é Nórcia, localizada na província de Perugia, região da Úmbria, que desponta como uma cidadezinha murada e guarda em seu interior detalhes que misturam tradição e cultura da Itália. Com cerca de 5.000 habitantes, está situada próxima aos Apeninos da Úmbria e também ao Parque Nacional Monti Sibillini.

A praça central de Nórcia: o palazzo comunale,
a igreja de S. Benedito e a estátua ao patrono da cidade.
     Terra natal de São Benedito, que ali nasceu no século V d.C., e a quem é dedicada a praça central da cidade, Nórcia tornou-se um dos centros intelectuais da Igreja no final do século XVII.
São Benedito, patrono de Nórcia 
     Devido ao talento dos nursini (gentílico de quem nasce em Nórcia) na criação de suínos e no trabalho de sua carne, a cidade é referência para quem gosta de salames e linguiças, a ponto de existir, na língua italiana, a palavra norcineria, que designa o local onde se produz e onde se vende a carne de porco trabalhada por um norcino, profissional (quase artesão) que produz os ensacados. O sucesso com a manipulação de carnes data do período medieval, quando na cidade foi instalada a chamada Escola Cirúrgica por parte da Igreja Católica, que permitiu seu acesso a muitas pessoas (e não mais somente àqueles ligados ao clero).
A clássica norcineria e a produção de ensacados.

     Na entrada da cidade murada é possível ler “VETVSTA NVRSIA”, inscrição latina que significa “velha Nórcia”, em referência às origens clássicas do local que ao longo do tempo sofreu diversos abalos sísmicos e terremotos, fator que influenciou sua arquitetura característica de edifícios que, por lei, não podem ultrapassar três andares de altura.
A entrada da cidade de Nórcia.
     Nórcia, localizada próxima a cidades famosas como Assis e Spoleto, vale – e muito! - a visita. Se decidir conhecer este local tão tradicional, não deixe de comer um dos pratos da cozinha nursina, que são praticamente um dos patrimônios da cidade.


Nessun commento:

Posta un commento