martedì 17 gennaio 2017

Língua Italiana: Dias da semana e meses do ano - vocabulário e etimilogia

Giorni della Settimana ( Dias da Semana)
     A maioria dos dias da semana em italiano herdaram seus nomes do latim. Abaixo, veremos que quase todos têm seus nomes ligados aos planetas do nosso sistema solar. Isso se deve ao fato de que os romanos acreditavam que a primeira hora de cada um destes dias fosse governada por um astro diferente do nosso sistema solar.
Os planetas do sistema solar e sua influência nos nomes dos dias da semana
LUNEDÌ (segunda-feira): do latim, Lunae dies. Dia da Lua (Luna, em italiano).
MARTEDÌ (terça-feira): do latim, Martis dies. Dia de Marte (Marte, em italiano).
MERCOLEDÌ (quarta-feira): do latim, Mercurii dies. Dia de Mercúrio (Mercurio, em italiano).
GIOVEDÌ (quinta-feira): do latim, Ioves dies. Dia de Júpiter (Giove, em italiano).
VENERDÌ (sexta-feira): do latim, Veneris dies. Dia de Vênus (Venere, em italiano).
SABATO (sábado): em latim, Saturni dies era o dia consagrado a Saturno. Com a expansão do cristianismo no mundo ocidental, a influência da língua hebraica cunhou a palavra Shabbat (dia de repouso), que passou a ser usada nas línguas neolatinas. Algumas outras línguas, como a inglesa, mantiveram a raiz original da palavra, mantendo a referência à Saturno (Saturday).
DOMENICA (domingo): em latim, Dominica dies. Dia do Senhor. Assim como ocorreu com o Sábado, a palavra domenica sofreu alterações por conta da influência do cristianismo. Antes, era o dia dedicado ao Sol, Solis dies. As línguas inglesa (Sunday) e alemã (Sonntag) mantiveram a raiz original do nome.

Mesi dell’Anno (Meses do Ano)
O calendário ocidental, inicialmente, era composto por 10 meses – de março a dezembro - (também chamado calendário lunar) e foi instituído por Rômulo, fundador de Roma. Alguns dos nomes dos meses do ano, no calendário latino, tem suas raízes em nomes de divindades da antiguidade; outros, na sua posição numérica dentro do calendário.
No século VIII a.C. outros dois meses – janeiro e fevereiro - foram adicionados ao sistema (calendário solar). Os 61 dias referentes a estes dois meses de inverno e frio intenso não tinham nenhum nome no antigo calendário romano.
As divindades romanas Jano, Marte e Juno.
GENNAIO (janeiro): em latim, Ianuarius. Assim batizado em função da divindade Giano (em portugês, Jano), deus do começo, do recomeço e das transições.
FEBBRAIO (fevereiro): em latim, Februarius. Deriva do nome Februus, divindade etrusca da purificação. Na adaptação para a língua latina, foi associado à deusa Febbre (em latim, Febris), divindade ligada à cura de doenças.
MARZO (março): em latim, Martius. Dedicado ao deus Marte, da guerra e da força, por ser neste período (início da primavera no hemisfério norte) que os soldados saíam para as batalhas.
APRILE (abril): em latim, Aprilis. Derivante da palavra latina aperire (em português, abrir), refere-se ao desabrochar de flores e plantas. Foi assim batizado em homenagem a Vênus, deusa da fertilidade.
MAGGIO (maio): em latim, Maius. Assim chamado em função da deusa Maia, da fertilidade, da terra e da abundância.  
GIUGNO (junho): em latim, Iunius. Este mês recebeu seu nome por conta da deusa Giunone (em português, Juno), esposa de Júpiter, deusa da maternidade. Este é o mês em que a terra dá mais frutos (no hemisfério norte).
Os meses do segundo semestre do ano não têm suas raízes nos nomes das divindades, mas uma etimologia muito diferente.
LUGLIO (julho): em latim, Iulius, em homenagem a Júlio César. Anteriormente chamado Quintilis (o quinto mês do calendário romano), teve o nome alterado por Marco Antônio, que decidiu homenagear o falecido ditador Júlio César, nascido no dia 13 deste mês.
Estátua de Júlio César em Roma
AGOSTO (agosto): em latim, Augustus, em auto-homenagem de Augusto, primeiro imperador romano, após o mês de julho ter sido renomeado por Marco Antônio em homenagem a Júlio César. Antes, agosto se chamava Sextilis, e era o sexto mês do antigo calendário romano.
SETTEMBRE (setembro): em latim, September. Composto das palavras septem- (em português, sete) e -bris (em pt., mês). Era o sétimo mês do calendário romano.
OTTOBRE (outubro): em latim, October. Composto pelas palavras octo- (em pt., oito) e -bris. Era o oitavo mês do calendário romano.
NOVEMBRE (novembro): em latim, November. Composto por novem- (em pt., nove) e -bris. Era o nono mês do antigo calendário romano.
DICEMBRE (dezembro): em latim, December. Composto por decem- (em pt., dez) e -bris. Era o décimo mês do antigo calendário romano.

Curiosidade: A palavra calendário tem origem no termo calendarium (da palavra latina calende, que significa cair). O calendário era o nome de um livreto com anotações de dívidas a serem saldadas e os nomes dos devedores. Os débitos deveriam ser pagos sempre no primeiro dia de cada mês. Daí o livreto com os nomes dos meses e a contagem dos dias receber este nome.


Curtiu o artigo? Curta também nossa página no facebook e fique sempre por dentro das novidades do blog e das nossas dicas de língua e cultura italianas!

Nessun commento:

Posta un commento