venerdì 22 aprile 2016

Italiano autodidata – dicas de material para aprender italiano

     Muita gente me pergunta quais são os melhores materiais para aprender a língua italiana ou pede dicas de sites para praticar o idioma. Muitas pessoas me questionam inclusive sobre a dificuldade ou facilidade da língua. 

     Considerando que o italiano é um idioma que se desenvolveu do latim, como o português, existe uma grande proximidade entre estas duas línguas; isso não quer dizer que o italiano seja fácil, muito menos que basta gesticular um pouco e falar cantando para se comunicar, ou ainda pensar que enrolando o português sai um pouquinho de italiano. Esta é uma língua que tem seu próprio vocabulário, sua própria gramática, é complexa e particular.
     Porém, como disse no início, é um idioma próximo ao nosso. Isso quer dizer que muitas estruturas se assemelham (outras nem tanto), vocábulos também, sons, aspectos culturais e outros, o que facilita o estudo autodidata do italiano para os brasileiros.

     Abaixo, listo alguns sites e materiais que costumo indicar aos estudantes, com diferentes métodos de aprendizagem. São eles:
1. DUOLINGO (Método: online / Nível: elementar; básico)     
           Ideal para quem está começando, o Duolingo pode ser explorado para quem quer conhecer as estruturas básicas da gramática e para quem precisa de muito, mas muito vocabulário inicial. Traz uma enxurrada de exercícios divididos por temas. Vale muito a pena para quem está começando! Clique aqui para acessar o site.
       

           2.  GRAMMATICA ESSENZIALE DELLA LINGUA ITALIANA (Método: livro - autodidata / Nível: básico)
     O livro é muito prático e fácil de entender: em uma página, a explicação clara e detalhada de um tema da língua; na página seguinte, exercícios sobre aquele tema. Assim, passo-a-passo o estudante vai aprendendo e praticando. Indico este material para quem conhece pouco vocabulário, não só por que o livro utiliza linguagem simples para as explicações e exercícios mas também por que apresenta muitas palavras novas para quem está estudando.
     Autor: Marco Mezzadri. Publicação: Guerra Edizioni



          3.  GRAMMATICA PRATICA DELLA LINGUA ITALIANA (Método: livro - autodidata / Nível: intermediário)
     Um material que se assemelha muito com o do item 2. Esta grammatica segue o mesmo ritmo da maioria dos materiais autodidatas: explicação em uma página, exercícios na página seguinte. O livro cobre praticamente todos os temas da gramática sem ser cansativo ou redundante, além de disponibilizar a solução dos exercícios nas últimas páginas. Este material indico para quem já tem um conhecimento básico de vocabulário mas também para quem já está familiarizado com noções básicas da gramática.
     Autores: Susanna Nocchi e Roberto Tartaglione. Publicação: Alma Edizioni.


        4. COLEÇÃO ALMA EDIZIONI: (Método: livro - autodidata / Nível: avançado; fluente)
     Esta é a coleção que complementa o material do item 3. Aqui, existe um livro específico para cada tema: preposições, verbos, pronomes etc. Segue o mesmo modelo de didática dos dois materiais citados anteriormente: explicação e exercícios. Ideal para quem já tem um bom conhecimento de gramática e também de vocabulário, pois estes livros vão aprimorar o conhecimento de quem já fala italiano, ainda que em níveis não fluentes.
     Clicando aqui você confere todos os títulos da coleção diretamente do site da editora (em italiano).


         5.  IMPARIAMO ITALIANO (Método: online / Nível: básico, intermediário, avançado)
     A página do Impariamo Italiano traz textos, vídeos didáticos, exercícios de gramática e léxico, jogos interativos e até mesmo um chat onde todos falam italiano, tudo voltado para o aprendizado da língua. Além de prática do idioma, o estudante também pode aprender muito sobre cultura italiana de modo rápido e eficaz. O site oferece a correção dos exercícios imediata e também o percentual de acertos de cada atividade. Nele, encontramos desde questões básicas do italiano, como o uso de artigos e conjugação verbal elementar, 
até questões avançadas, como expressões idiomáticas e vídeos para compreensão oral. Vale a pena praticar! Para acessar o site, clique aqui.

 
         6.  SGRAMMATICANDO (Método: online / Nível: intermediário; avançado)
     O Sgrammaticando é uma canal no youtube de videoaulas criado com o intuito de ajudar os estrangeiros a entender e a aprender melhor a língua italiana. A instrutora Fiorella apresenta vídeos curtos onde explica expressões idiomáticas, aspectos da gramática e até vídeos onde fala sobre os erros mais comuns do idioma. Inscrever-se no canal e acompanhar os vídeos é uma sugestão mais que bem-vinda para quem quer aprender cada vez mais o italiano. Os vídeos são todos em italiano, mas quem tem um conhecimento elementar ou básico da língua também consegue acompanhar.
     Clique aqui para acessar o canal Sgrammaticando.


         7.  DIRE, FARE, PARTIRE! (Método: online / Nível: básico; intermediário)
     O projeto da USP, coordenado pela Profa. Dra. Paola Baccin, que gentilmente nos concedeu uma entrevista na qual falava sobre o programa na semana passada (você pode conferir a entrevista clicando aqui) visa levar aos estudantes que estão fora da sala de aula um material de apoio para o estudo do italiano. O projeto já está em sua segunda fase e seu conteúdo corresponde às disciplinas da habilitação em língua italiana da Faculdade de Letras da USP. O acesso ao material é gratuito. Clique aqui e acesse o site do projeto.


         8.  ONE WORLD ITALIANO (Método: online / Nível: básico; intermediário)
     Também é um canal de videoaulas de língua italiana, com vídeos mais longos que o citado no item 6. A instrutora Veronica fala em um ritmo tranquilo, o que possibilita a compreensão até para quem tem pouco conhecimento ou pouca prática de compreensão oral.  Aborda vários temas de gramática e vocabulário de modo dinámico e divertido. Clique aqui para acessar o canal OneWorldItaliano.

         9.  IO PARLO ITALIANO – CORSO DI ITALIANO PER IMMIGRATI / RAI EDUCATIONAL (Método: online / Nível: básico)
     Este é um projeto que visa ensinar a lingua italiana para imigrantes e estrangeiros que chegam na Itália e precisam aprender o idioma. Realizado pelo Ministero della Pubblica Istruzione em colaboração com a Rai Educational e outros, o projeto oferece videoaulas em um curso de 40 aulas.      No site do projeto, que você pode acessar clicando aqui, é possível também baixar o material de estudo.

       10.  ADG BLOG (Método: Online / Nível: básico, intermediário e avançado)
     Blog com muitos, mas muitos artigos para o estudo da língua italiana e também sobre questões culturais e temas vários. Ideal para quem está começando ou para quem já tem grande conhecimento do idioma. O blog possibilita o aprendizado de gramática, vocabulário e sobretudo a prática da leitura em italiano, além de oferecer mutios exercícios com correção. 
     Clique aqui para acessar o blog.



     Acompanhe nosso blog para mais dicas de materiais para aprender italiano!

     Dúvidas ou sugestõoes? Escreva para nós! 





Nessun commento:

Posta un commento